terça-feira, 5 de setembro de 2023

INTENÇÃO DE CONSUMO CONTINUA EM CRESCIMENTO NO DISTRITO FEDERAL

 

INTENÇÃO DE CONSUMO CONTINUA EM CRESCIMENTO NO DISTRITO FEDERAL

A pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador antecedente do potencial das vendas do comércio, apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 


A Intenção de Consumo das Famílias do Distrito Federal (ICF-DF) avançou 4,9% em agosto quando comparado com o mês anterior, e 24,0% quando comparado com o mesmo mês de 2022. Com esse resultado, o indicador atingiu 87,6 pontos, sendo o melhor desempenho nos últimos 24 meses. O número, no entanto, segue negativo, abaixo dos 100 pontos da zona de satisfação, muito distante do melhor resultado da série histórica, quando atingiu, em julho de 2012, o índice de 152,4 pontos.

No mês, dos sete indicadores pesquisados, seis apresentam avanço, com destaque para a melhora expressiva no indicador de momento para aquisição de bens duráveis, com crescimento de 13,8%. Já a perspectiva profissional aumentou 10,2%, junto com nível de consumo atual, com 7,7%, além melhora do emprego, com 5,6%, e renda, com crescimento de 4,2%.

O destaque negativo é a perspectiva de consumo para os próximos meses, que apresenta recuo de 1,2% em relação ao mês anterior, e crescimento de 61,3% em relação ao mês de agosto de 2022, denotando certa cautela em face o endividamento das famílias, da inadimplência e a dificuldade de acesso ao crédito, fatores que inibem o consumo.

 A melhora no emprego e na renda no momento atual não se apresentam suficientes para superar os principais freios ao consumo – a alta taxa de juros e o alto índice de endividamento das famílias.

Enquanto em âmbito nacional a pesquisa da CNC aponta melhora no acesso ao crédito, no Distrito Federal 45 em cada 100 consumidores apontam piora no acesso ao crédito, quando comparado com o ano anterior. Embora o endividamento das famílias apresente reduções sucessivas desde março deste ano, a inadimplência e o percentual daqueles que não reúnem condições de honrarem seus compromissos financeiros apresentam crescimento desde maio último.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, explica que dados do Banco Central e da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) mostram que as taxas de juros médias em todas as modalidades de crédito vem perdendo força, e até já apresentam redução. Este cenário torna-se crucial para a retomada do varejo distrital após longo e comprometedor declínio.

Sobre a Pesquisa:

A pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador antecedente do potencial das vendas do comércio, apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os resultados medem o grau de satisfação e insatisfação dos consumidores, em que o índice abaixo de 100 pontos indica percepção de insatisfação, enquanto acima de 100 (com limite de 200 pontos) indica satisfação. A pesquisa contempla 18 mil questionários analisados mensalmente, com dados de consumidores coletados em todas as Unidades Federativas, compilados em sete indicadores: três sobre as condições atuais (emprego, renda e nível de consumo), dois sobre expectativas para três meses à frente (perspectiva de consumo e perspectiva profissional), além da avaliação do acesso ao crédito e momento atual para aquisição de bens duráveis.

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