terça-feira, 5 de setembro de 2023

A CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO VOLTA A CRESCER APÓS TRÊS MESES DE ESTABILIDADE

 

A CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO VOLTA A CRESCER APÓS TRÊS MESES DE ESTABILIDADE

Na análise das condições atuais, observa-se crescimento nos indicadores de melhora da economia na faixa de 11,4%. Já das empresas, aumento de 6,9%. 

Quanto às expectativas, destaca-se o indicador de crença na melhora da economia para os próximos meses, em 5,8%, e para o setor de comércio e da própria empresa, ambas com crescimento de 2,6%.

No resultado mensal, todos os subindicadores apresentam crescimento numa inversão total em face o mês anterior, quando apenas as condições de investimentos apontavam crescimento.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Distrito Federal (ICEC-DF), pesquisado pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), avançou 4,1% no mês de agosto, em relação ao mês de julho, após manter-se em estabilidade nos últimos três meses.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador apresenta redução de -6,6%. O índice geral atingiu 116,5 pontos, contra 124,8 no mês de agosto de 2022, e 22,1 pontos distante do melhor resultado da série histórica obtida em abril de 2013, de 138,6 pontos.

“Isso mostra que o empresário do Distrito Federal mantém o seu costumeiro otimismo e resiliência, acredita no seu negócio e na capacidade de consumo da família brasiliense, mas continua na expectativa de um cenário menos incerto na condução da economia”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Nas intenções de investimentos, quando comparado ao mês de julho, observa-se estabilização na intenção de contratar, crescimento na disposição de investir na própria empresa, com 4,3%, e também crescimento de 5,0% no ânimo de formação de estoque.

Da análise podemos concluir que o empresário avalia, moderadamente, as condições atuais da economia, cujo indicador ainda se apresenta na zona negativa de 96 pontos (abaixo dos 100 pontos), enquanto o grau de expectativas está situado em 145,5 pontos, com um nível maior de expectativa na empresa (157,0), no setor comércio (144,8) e na economia (134,7). Estes indicadores juntos puxam as intenções de investimentos (108,2) e impactam positivamente o indicador geral, que saiu de 111,9, em julho, para 116,5 no corrente mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTENÇÃO DE CONSUMO CONTINUA EM CRESCIMENTO NO DISTRITO FEDERAL

Senado Debaterá Impactos dos Crimes Cibernéticos nas Economias Mundiais

 Senador Esperidião Amim destaca urgência na estruturação da defesa cibernética do Brasil 16/07/2024 às 16h12 Por Nildo Costa   A Co...