INTENÇÃO DE CONSUMO CONTINUA EM CRESCIMENTO NO DISTRITO
FEDERAL
A pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador antecedente do potencial das vendas do comércio, apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
No mês, dos sete indicadores
pesquisados, seis apresentam avanço, com destaque para a melhora expressiva no
indicador de momento para aquisição de bens duráveis, com crescimento de 13,8%.
Já a perspectiva profissional aumentou 10,2%, junto com nível de consumo atual,
com 7,7%, além melhora do emprego, com 5,6%, e renda, com crescimento de 4,2%.
O destaque negativo é a
perspectiva de consumo para os próximos meses, que apresenta recuo de 1,2% em
relação ao mês anterior, e crescimento de 61,3% em relação ao mês de agosto de
2022, denotando certa cautela em face o endividamento das famílias, da
inadimplência e a dificuldade de acesso ao crédito, fatores que inibem o
consumo.
A melhora no emprego e na renda no momento
atual não se apresentam suficientes para superar os principais freios ao
consumo – a alta taxa de juros e o alto índice de endividamento das famílias.
Enquanto em âmbito nacional
a pesquisa da CNC aponta melhora no acesso ao crédito, no Distrito Federal 45
em cada 100 consumidores apontam piora no acesso ao crédito, quando comparado
com o ano anterior. Embora o endividamento das famílias apresente reduções
sucessivas desde março deste ano, a inadimplência e o percentual daqueles que
não reúnem condições de honrarem seus compromissos financeiros apresentam
crescimento desde maio último.
O presidente do Sistema
Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, explica que dados do Banco Central e da
Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade
(ANEFAC) mostram que as taxas de juros médias em todas as modalidades de
crédito vem perdendo força, e até já apresentam redução. Este cenário torna-se
crucial para a retomada do varejo distrital após longo e comprometedor
declínio.
Sobre a Pesquisa:
A pesquisa nacional de
Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador antecedente do potencial
das vendas do comércio, apurado mensalmente pela Confederação Nacional do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os resultados medem o grau de
satisfação e insatisfação dos consumidores, em que o índice abaixo de 100
pontos indica percepção de insatisfação, enquanto acima de 100 (com limite de
200 pontos) indica satisfação. A pesquisa contempla 18 mil questionários
analisados mensalmente, com dados de consumidores coletados em todas as
Unidades Federativas, compilados em sete indicadores: três sobre as condições
atuais (emprego, renda e nível de consumo), dois sobre expectativas para três
meses à frente (perspectiva de consumo e perspectiva profissional), além da
avaliação do acesso ao crédito e momento atual para aquisição de bens duráveis.