·”Lamentável o que ocorreu nos EEUU. Houve um grave atentado à democracia. O propio Trump não reagiu à altura. Suas palavras dúbias, pondo em dúvida as eleições são inaceitáveis para todos os democratas do mundo. Minha repulsa total às tentativas de ganhar a qualquer preço”.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes disse que a invasão do Capitólio revela as graves consequências do sectarismo político odioso.
“A invasão do Capitólio norte-americano revela as graves consequências do sectarismo político odioso. O episódio reforça a importância de uma Justiça Eleitoral altiva. Notícias falsas e milícias digitais não apenas corroem a democracia: elas colocam em risco a vida humana” postou.
Usando sua conta no Twitter, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, (DEM-AP), postou mensagem considerando a invasão uma tentativa de insurreição e desprezo ao resultado das eleições. “As imagens da invasão ao Congresso americano, em uma tentativa clara de insurreição e de desprezo ao resultado das eleições por parte de um grupo,são inaceitáveis em qualquer democracia e merecem o repúdio e a desaprovação de todos os líderes com espírito público e responsabilidade”
Alcalumbre postou ainda manifesto
de solidariedade ao povo amiricano e aos Crongressistas.
“O brasileiro acompanha
atentamente o desenrolar desses acontecimentos, enviando aos congressistas e ao
povo americano nossa solidariedade e nosso apoio. Defendo, como sempre defendi,
que a democracia deve ser respeitada e que a vontade da maioria deve prevalecer”
disse.
“A invasão do Congresso norte-americano por extremistas representa um ato de desespero de uma corrente antidemocrática que perdeu as eleições. Fica cada vez mais claro que o único caminho é a democracia, com diálogo e respeitando a Constituição”, disse.
O Presidente da Reppública,
Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre a invasão ao Capitólio Norte-Amiricano
por apoioadores de Donald Trump, uma molher morreu depois que foi atingida por
um tiro durante o tumulto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário